domingo, 23 de janeiro de 2011

PERÁCIO EM FOCO (1/3)

A partir desta data, numa série de 3 reportagens, publicaremos a entrevista com PERÁCIO DE MELO (editor do Grau 10, o site-referência para os apreciadores de concursos de beleza). Eis a primeira das 3 partes da entrevista:

PERÁCIO POR PERÁCIO
"Sou jornalista formado e trabalho com comunicação empresarial há 18 anos. Em Literatura, troco qualquer ficção por uma boa biografia (no momento estou lendo a do cantor Wilson Simonal). Gosto muito de black, soul e MPB. Gosto de Tim Maia, Billy Joel, Vânia Bastos, Fernanda Abreu, Vanessa Williams e Simonal. Da nova turma, Roberta Sá. Adoro cinema e TV que vejo bem menos, por falta de tempo.Tenho uma coleção considerável de DVDs que é outro dos meu hobbies. Recentemente descobri "O Jardim dos Finzi-Contini", que é um filme mais velho do que eu, mas eu nuca tinha visto adorei. Dos mais recentes, citaria "Distrito 9", um filmaço."
.
O "GRAU 10"
"Criei o Grau 10 em maio de 2003. O site surgiu da idéia (e da necessidade) de oferecer fundamentação jornalística e registro histórico à realização de eventos de beleza, bem como incentivar a carreira de misses, misters e modelos, divulgando seus trabalhos. Minha proposta sempre foi "menos pretensão, mais informação; menos fanatismo, mais jornalismo". Já me disseram que o Grau 10 é a Manchete (ou a Cruzeiro) desta geração. É um exagero óbvio, mas fico feliz por oferecer informação qualificada para todo esse povo que curte concursos de beleza."
.
O INTERESSE POR MODA E CONCURSOS DE BELEZA
"Como toda paixão, é impossível definir. A gente simplesmente sente. Acho esse "mix" de beleza e competição bastante atraente. Acompanho os concursos de beleza desde pequeno. O primeiro que eu vi foi o Miss Universo 1979. Fui criança nos anos 1980, então a minha referência mais forte é mesmo a era Sílvio Santos."
.
A SITUAÇÃO ATUAL DOS CONCURSOS DE BELEZA
"Os concursos deveriam ser espetáculos de forte apelo popular mas, no Brasil, é exatamente ao contrário. São eventos fechados, numa tentativa mal sucedida de elitizar a competição. Tudo parece ainda muito improvisado, sem emoção, com um pudor infantil de explorar o charme e a sensualidade das candidatas. É um alívio que a Band transmita o Miss Brasil para a TV, mas ainda estão devendo um bom espetáculo, a exemplo do que se vê no Miss Universo ou no Miss Estados Unidos, que são programas enxutos, com domínio da técnica televisiva que levam o espectador para o meio da ação e democratizam a experiência. Os concursos masculinos ainda engatinham no Brasil, naquela fase de "mudança de voz", pela qual todos os homens passam um dia (risos). estão se multiplicando em número, o que é bom para os candidatos em potencial, mas ainda buscamos uma definição de imagem. O "Grau 10" foi pioneiro em dar atenção especial aos misters."

Nenhum comentário: